Zizhuyuan Park: Onde o Amor não Precisa de Tradução

Depois de uma noite de olhos abertos e a cabeça voando com o jet lag, o segundo dia em solo chinês começou cedo, muito cedo! Ainda sem muita noção de tempo, às 6h da manhã, me juntei aos meus companheiros de viagem e lá fomos nós para o Zizhuyuan Park, um parque próximo de onde estamos hospedados, o Xiyuan Hotel, para a prática de Qigong. Fomos conduzidos pelo querido professor Marcello Giffoni, que com sua energia contagiante e sabedoria, nos guiou com carinho e atenção.

E o que me impressionou logo de cara foi a disposição e vitalidade dos chineses. O sol nem tinha se apresentado direito, mas o parque já estava cheio de vida! Bicicletas passando, motos indo e vindo, pessoas caminhando e se exercitando. O mais lindo? A maioria delas tinha mais de sessenta anos! O espaço estava repleto de senhores e senhoras praticando Tai Chi Chuan com uma serenidade e destreza de dar inveja. A harmonia nos movimentos, o ar tranquilo… Senti como se estivesse num filme, mas era real!

O que me marcou profundamente nesse momento foi a gentileza das pessoas. Mesmo com minha grande dificuldade de comunicação – sim, admito que não falo chinês, e, para ser sincera, também não falo inglês muito bem – ainda assim, a linguagem do coração estava presente em cada olhar e sorriso. Uma senhora especialmente querida, com o rosto cheio de rugas, mas uma expressão de pura luz,  notou meu esforço em acompanhar os movimentos guiados pelo seu mestre. Ela veio até mim, com um sorriso que quebrou qualquer barreira linguística. Conversamos sem trocar uma palavra, mas foi como se tivéssemos dito tudo. Tiramos fotos juntas e ela me mostrou como fazer o cumprimento tradicional chinês com tanta ternura que só posso dizer: o amor realmente não precisa de tradução.

De volta ao hotel, seguimos para a cerimônia de abertura oficial do Seminário de Acupuntura e Tuiná de Medicina Tradicional Chinesa. Que cerimônia elegante! O diretor-presidente do Hospital Xiyuan, Professor Fu Jianhua, nos deu as boas-vindas e compartilhou uma visão geral da situação e da cultura chinesa. Mas o ponto alto foi quando Rodrigo, com toda sua maestria e sensibilidade, nos representou de maneira emocionante. Seu discurso tocou a todos, e confesso que foi difícil segurar as lágrimas.

Claro, registramos tudo com fotos oficiais, que estou ansiosa para ver, e tivemos a honra de ouvir a Dra. Liu Hui falar sobre as profundezas da Acupuntura, sua teoria básica e os conceitos de Yin e Yang e os 5 elementos. Na sequência, o médico Xiao Jing nos encantou com uma demonstração prática da massagem chinesa, Tuiná. Foi uma aula em movimento, literalmente.

E o que seria de um dia intenso desses sem uma celebração? Tivemos a alegria de comemorar o aniversário da nossa querida Roxane com a culinária chinesa, que foi um deleite! Um capítulo à parte, que definitivamente merece um post só para ele. Quem sabe amanhã? Estou me deliciando só de pensar!

2 Comentários

  • Carlos Braga

    Que maravilha, minha nobre e iluminada amiga …

    Aproveite bem sua estada na China …

    Faça bons novos amigos …

    E prospere …

    Você merece …

    Beijo grande …

    • Léia Dornelas

      Que assim seja, meu nobre amigo. Paz Profunda.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Léia Dornelas

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Especialista em Terapia Vibracional Quântica.

Siga nas redes sociais

Posts Recentes

Newsletter

Inscreva-se para receber dicas e novidades

Você se inscreveu com sucesso! Ops! Algo deu de errado, tente novamente mais tarde.

Categorias

Edit Template

Léia Dornelas © 2025 – Todos os direitos reservados