Quem tem problemas nas articulações da ATM são pessoas com um modelo de pensamento e um padrão comportamental em que prevalece o desejo pela perfeição e a PREOCUPAÇÃO, como principal mecanismo de adoecimento.
Mas, o que é a preocupação e como ela tem o “poder” de criar uma disfunção orgânica?
É preciso entender que o PENSAMENTO e o SENTIMENTO nutrem os nossos sistemas e geram modelos de manifestações com as características da forma deste pensar e sentir. E cada órgão tem uma afinidade que vai atrair determinado modelo de manifestação, coerente com as tendências do biotipo e as características individuais desta pessoa.
A reflexão é um atributo positivo de manifestação saudável da atividade energética dos canais do Baço e do Estômago, quando exercem suas funções de forma harmônica. Mas, se há um desequilíbrio no pensamento que se foca em um sentido único, a capacidade reflexiva se perde, o pensamento se torna obsessivo, e o conteúdo negativo desta informação, monodeísta, produz a preocupação.
AS CONSEQUÊNCIAS DA PREOCUPAÇÃO NO ORGANISMO
A preocupação aumenta a densidade da energia no canal do baço tornando o movimento mais lento, e sobrecarrega suas funções de transformar o alimento recebido em essência e sangue, e de transportá-los pelo canal.
Ao mesmo tempo o estômago reage a esta densidade na energia, decorrente da preocupação, com uma espécie de inflamação, que aumenta o calor e produz mais fome. Esta fome aumentada, por um desequilíbrio energético neural, gera o desejo por alimentos de natureza úmida, como carboidratos de baixa qualidade, glúten e lactose, o que vai sobrecarregar ainda mais o Baço, que já tem natureza úmida, e este excesso de umidade vai formar mucos e provocar a estagnação da energia yin no interior dos músculos, que formam a ATM, porque o canal energético do estômago inicia na face.
A energia yin densa, em excesso e estagnada, no canal de energia do estômago, na face, vai impedir a penetração da energia yang, promovendo a disfunção nos músculos masseter e temporal, que perdem a capacidade de contração e se tornam tensos, causando dor nas articulações e diversos tipos de problemas na mastigação, nos movimentos, e ao derredor.
É por isso, que quando você trata as dores ou disfunções na ATM, só localmente, o problema ameniza e depois volta! Quer resolver e recuperar as funções dos músculos no seu maxilar? Dar fim às constantes dores de cabeça, dificuldade de mastigar, abrir e fechar a boca, dores no pescoço e ranger de dentes? Faça um tratamento completo com um especialista em Medicina Tradicional Chinesa, para tratar você de forma integral, e lhe ajudar a resolver o que CAUSA o problema, inclusive a psicopatogênese que forma a preocupação.