Fotobiomodulação na Cura da Dor Lombar

“Este fim de semana, eu tive a estranheza de me sentir sem dor. Eu já estava tão acostumada a sentir dor, que estranhei quando acordei no sábado me sentindo muito bem”.

Este foi o relato que recebi, esta semana, de uma cliente que começou a tratar a dor lombar e cervical com a fotobiomodulação vascular, através da laserpuntura e ILIB. Ela tinha acabado de fazer o primeiro dos três ciclos de ILIB, uma terapia em que o laser é irradiado no sangue pela artéria radial, por um período de cinco dias consecutivos.

Neste post, você vai entender, um pouco mais, o que é a lombalgia na Medicina Tradicional Chinesa e como a fotobiomodulação pode trazer conforto e saúde para este mal-estar.

8 EM CADA 10 PACIENTES TÊM OU TERÃO DOR NA COLUNA

Pesquisas da Organização Mundial da Saúde mostram que 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Imagina isso, são 8 em cada 10 pacientes, com dor cervical, lombar, tensão, restrição de movimentos, que podem chegar a incapacitação, quando não tratados. Para a Medicina Chinesa todas estas dores têm causas e tratamento.

A coluna é um eixo de transição entre o centro e a periferia, conectados por nervos que são como fios por onde transitam as informações através dos neurônios, e todo esse composto é desenvolvido pela energia ancestral, armazenada no rim.         

São 33 vértebras distribuídas em 5 regiões em curvaturas específicas, cervical, torácica, lombar, sacro, cóccix, consolidadas por códigos de informações relacionados aos atributos coragem, vontade e segurança, representados pela posição ereta do homem. Na Medicina Tradicional Chinesa, esses atributos são formados pela essência Zhi, que nutre o rim e a bexiga, e formam o elemento água, de natureza fria.

Quando manifestamos informações contrárias a esta plataforma de ideias, como insegurança, covardia, prostração, alimentamos o medo, uma emoção que ressoa uma informação, que mantida por muito tempo, provoca o desequilíbrio energético e funcional do rim através do resfriamento excessivo no seu campo de ação. Imagina uma água, em temperatura muito baixa, como em período de inverno excessivo: congela, comprime, contrai.

O excesso de frio no rim diminui a quantidade de energia ancestral, e os nichos orgânicos, que dependem desta energia, começam a perder função. Onde estiver mais fraco será o primeiro local a sofrer as consequências do excesso do frio decorrente da manifestação do medo.

A lombar é o primeiro nicho que recepciona a energia ancestral, base estrutural do organismo. Há um canal interno que liga o rim às vertebras, por onde a energia ancestral chega com informações para produzir osteocitos a partir de células tronco. Além das dores na lombar, a consequência pode se manifestar como osteopenia, osteoporose, e muitas outras enfermidades crônicas.

3 CAUSAS BÁSICAS DA DOR LOMBAR

A lombar é um local onde não pode ter dor. A manifestação de dor é sinal de alerta para cuidar e harmonizar os canais de energia. Ela libera toda a circulação para o rim que armazena a essência, gera sangue, controla os ossos, a memória, o cérebro. Se esta região circula bem, significa uma boa vitalidade do rim, uma boa saúde.

O Frio Interno é o tipo mais crônico de dor lombar, decorrente da deficiência de yang do Rim. Quando há deficiência de função do rim se manifesta a dor crônica, com um conjunto de sinais e sintomas: urina clara e com aumento do volume; tendência a ter edemas, alteração de memória, diminuição ou falta de coragem, mais medo, fraqueza, falta de decisão, alteração na parte óssea, fertilidade e libido.

O bloqueio nos canais da coluna é outro motivo de dor lombar causado pela deficiência de função do baço com acúmulo de umidade, devido a hábitos; muito comum em pessoas que mantém roupas molhadas por muito tempo, professores de natação, profissionais que se expõem a água e ao frio, e/ou se alimentam com excesso de alimentos de natureza fria. Alguns dos sinais e sintomas são: sensação de peso, dificuldade para mover, pessoas com cansaço extremo, as vezes tem edemas nas pernas.

E a terceira causa de dor lombar é a estagnação de sangue. É uma dor fixa e insuportável. O paciente relata a dor após ter feito uma faxina, carregado pesos em mudanças, excesso de trabalho corporal ou de exercícios.

A integração das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e da fotobiomodulação tratam qualquer um destes tipos de dores lombares, sendo o ILIB muito eficaz e fundamental no tipo crônico.

1 Comentário

  • Nadir Gomes de Andrade

    Bom dia!.
    Muito entereçante .gostei.
    Tenho 67 anos, e sinto as vezes dores lombares,

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Léia Dornelas

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Especialista em Terapia Vibracional Quântica.

Siga nas redes sociais

Posts Recentes

Newsletter

Inscreva-se para receber dicas e novidades

Você se inscreveu com sucesso! Ops! Algo deu de errado, tente novamente mais tarde.

Categorias

Edit Template

Léia Dornelas © 2025 – Todos os direitos reservados