Dicas da Medicina Tradicional Chinesa para Manter a Saúde na Primavera

Você que acompanha o meu blog já sabe que o nosso corpo tem ritmos, ciclos e manifestações semelhantes à natureza. Neste post vou dar dicas de como se manter saudável no período da primavera, no qual o elemento madeira, nosso fígado e vesícula biliar, estão mais suscetíveis.

A EMOÇÃO DA PRIMAVERA

Neste período é possível você observar bem o nível energético do seu fígado e da sua vesícula biliar, os elementos, no nosso organismo, em ressonância com a Primavera.

Da mesma forma que a estação é expansiva, circula para todos os lados, traz a força da renovação e do crescimento, estes elementos funcionam.

O fígado em harmonia promove a circulação da energia e do sangue em todo o corpo mantendo saúde dos ombros, joelhos e tendões, lubrificados e flexíveis; unhas fortes, boa visão. E temos perfeita capacidade de decisão, de lidar bem com desafios, ter resiliência e saber o que fazer, porque a energia da vesícula biliar está em equilíbrio. Ah! Ela também é responsável por manter equilíbrio postural. Se há vertigem, tontura ou labirintite, pode ter desarmonia energética nesta víscera.

Quando há harmonia na madeira, há saúde física, mental, emocional e espiritual. Você dorme bem e não tem insônia entre às 23h e às 3 da manhã.

Mas, se há desequilíbrio na energia dos meridianos e/ou dos próprios órgãos, você verá ou sentirá verdadeiros vendavais internos com alterações bruscas no humor, alta irritabilidade e impaciência, chegando a explosões de raiva com gritos e destempero. E se isso acontece, é hora de tratar para não piorar.

SINAIS E SINTOMAS DE DESEQUILIBRIOS ENERGÉTICOS

A saúde energética do elemento madeira, fígado e vesícula biliar, é muito importante para a qualidade de vida do ser humano, principalmente para a mulher. Se você observar o percurso do meridiano do fígado verá que ele governa o sistema reprodutor feminino. Intercorrências nos ciclos menstruais, cistos, miomas, corrimentos, alterações na libido, tudo mostra que há bloqueios na fluidez da energia deste órgão. É preciso olhar estes sintomas e cuidar para não agravar.

Agora imagina o que ocorre quando uma energia, que deve circular para fora, é concentrada dentro. Isso mesmo! Vai acelerar, e a madeira vai pegar fogo! Você vai ter dores de cabeça, enxaqueca, insônia, hipertensão, problemas digestivos, TPM de nem se suportar; só para citar algumas das manifestações. E se não cuidar, com o tempo isso vai piorar e se transformar em depressão, artrose, fibromialgia, dores nas articulações e muitas outras enfermidades graves, como problemas cardíacos e reumáticos.

E como o fígado se manifesta nos olhos, vai ter conjuntivite, secura, visão fraca e embaçada, coceira até glaucoma e catarata. E tudo isso pode piorar ou se manifestar na primavera.

COMO CUIDAR DO FÍGADO NA PRIMAVERA

  • Libere o que está reprimido.

A melhor forma de manter a saúde energética da madeira, em nós, é não reprimir as emoções. Então é hora de esvaziar o baú das mágoas e ressentimentos. Jogar fora o que não faz mais sentido. Agradecer as experiências e com amor se despedir do que por tanto tempo ficou travado no seu interior. Verbalize. Deixa o choro sair. A lágrima é o líquido do fígado e da vesícula biliar. E quando esta emoção for libertada você vai ganhar espaço para renascer. Sua energia vai florescer e você encontrará novos caminhos, novos projetos, crescimento e expansão.

  • Movimento e Relaxamento

O movimento do corpo faz a energia circular. Escolha uma atividade física e pratique diariamente, seja academia ou dança, caminhar ou correr, jazz, artes marciais, yoga e Qi Gong. Além de eliminar toxinas pelo suor, a mente se acalma e você terá uma visão mais clara e positiva da vida.

Planeje passeios ao ar livre, momentos para descansar e renovar sua energia, tomar sol, ter contato com a natureza. Exercícios de respiração e contato com o verde vão aumentar o seu equilíbrio interior, fortalecer sua energia e aumentar a alegria de viver. Estas pausas promovem o relaxamento e minimizam as tensões do dia-a-dia. E ainda melhora os relacionamentos.

  • Seja Feliz

Faça o que você gosta. Se nem sabe mais o que é, de tanto que se afastou de si mesmo, descubra!

Encontre amigos e familiares que há tempos não vê. Relembre histórias e dê muitas e boas risadas.

Seja gentil e amoroso consigo mesmo. Leve a vida com mais leveza e menos rigidez. Abra espaço para o belo e o bom. Brinde a vida e agradeça tudo o que tem, o aqui e o agora.

  • Alimentação Primaveril

Como o fígado está mais sensível neste período, a alimentação na primavera deve proteger o elemento madeira. Deve se diminuir alimentos com sabor ácido e dar mais atenção ao que é da estação, alimentos crus e doces. Lembrando que o cru deve ser evitado por quem tem deficiência de yang do baço, ou seja, que tem sintomas como sonolência durante o dia, falta de apetite e sede, cansaço e desânimo. Se você quiser fazer uma análise completa, agende uma sessão de anamnese.

Mas, o mais importante é você ter bom senso. Observe a manifestação climática. Com as mudanças no planeta, além de observar o período é preciso avaliar o clima do dia para se alimentar de forma adequada.

Em dias frios não se deve comer alimentos de natureza fria como pepino e melancia porque resfriam o organismo, quando é preciso aquecê-lo. Em dias de muito calor, evite doces industrializados, como o chocolate, que, associados ao clima quente e úmido, tendem a se transformar em umidade patogênica, compromete o metabolismo e contribui para o ganho de peso.

De forma geral, na primavera deve se privilegiar o sabor doce nas frutas e nos vegetais, que ajudam a formação de energia e de sangue, e facilitam as funções do fígado para a nutrição dos olhos, dos tendões e das articulações.

  • Grãos integrais e leguminosas: arroz integral, amaranto, aveia, frango e feijões de soja e azuqui. Todas as frutas, vegetais crus e algas marinhas.
  • Folhas frescas ou levemente cozidas: couve, repolho, agrião, alface, alho-poró, almeirão, aspargos, beterraba, cebolinha, brócolis, cenoura, chicória, couve-de-bruxelas, couve-flor, endívias, erva-doce, espinafre, louro, orégano, mostarda, rabanete e rúcula, folha de mostarda, coentro.
  • Raízes e tubérculos: cenoura, beterraba, mandioca, inhame, batata-doce, ginseng e gengibre, broto de bambu.
  • Legumes como abóbora, abóbora japonesa, abobrinha italiana, alcachofra, batata-doce amarela e rosada, berinjela comum, cará, cenoura, cogumelo, ervilha, ervilha-torta, fava, maxixe, nabo, pepino japonês, pepino comum, pimentão amarelo, verde, vermelho, tomate e vagem.
  • Brotos e grãos germinados.
  • Frutas como abacaxi pérola, abiu, acerola, amêndoa, ameixa nacional, banana-nanica, banana-prata, caju, grapefruit, jabuticaba, kiwi, laranja-lima, laranja-pera, maçã Fuji, mamão formosa, manga, melancia, melão, mexerica, nectarina nacional, nêspera, pêssego tangerina murcote, tâmaras.
  • Peixes como atum, biru, carapau, cascudo, castanha, corvina, jundiá, lambari, mandi, mangona, meca, piau, sardinha, savelha, tambica, tilápia, traíra, tucunaré, vira e xixarro.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Léia Dornelas

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Especialista em Terapia Vibracional Quântica.

Siga nas redes sociais

Posts Recentes

Newsletter

Inscreva-se para receber dicas e novidades

Você se inscreveu com sucesso! Ops! Algo deu de errado, tente novamente mais tarde.

Categorias

Edit Template

Léia Dornelas © 2025 – Todos os direitos reservados