Hoje vou apresentar dois casos de desvio de boa e olho, ou seja, Paralisia Facial Periférica, também conhecido pelo nome de Paralisia de Bell. Você notará que no primeiro caso foram necessárias mais sessões que no segundo, para a recuperação do paciente. A diferença foi o tempo decorrido entre a instalação dos sintomas e o início do tratamento. Quanto mais próximo do fato se inicia o tratamento com a acupuntura, melhor será o resultado, com menos sessões! Se liga na dica!!!
Caso 1 – LIU
Liu, sexo masculino, 48 anos. Uma manhã, há seis meses, o paciente acordou com sinais de paralisia facial: dormência e rigidez da bochecha direita, desvio da boca para a esquerda, dificuldade para ocluir o olho à direita e para elevar a sobrancelha desse mesmo lado, além de dor atrás e abaixo da orelha direita. Lembrou-se que na noite anterior tinha dormido com porta e janela abertas.
Liu iniciou um primeiro tratamento com acupuntura dias após o ocorrido, e depois do primeiro ciclo de 10 sessões, achou que não tinha efeito e parou. Seis meses depois, como a condição se manteve, retomou o tratamento.
Seis meses depois a situação era: hipoestesia na região da bochecha direita, desvio da rima oral para a esquerda e fuga de ar da boca, na tentativa de assobio. Constante gotejar de saliva saindo da boca no canto direito e tendência ao escape de comida por este lado. O sulco nasolabial, pouco acima, estava apagado, superficializado. Era impossível fechar o olho direito completamente, ficando sempre à mostra um espaço aberto de mais ou menos 5mm entre as pálpebras. Lacrimejamento homolateral constante. Não era possível elevar o arco da sobrancelha desse lado. As pregas cutâneas da testa à direita achataram-se. O sorriso expunha poucos dentes: 2 dentes superiores e três inferiores à direita; quatro dentes superiores e cinco inferiores à esquerda. Língua pálida e recoberta por saburra fina e esbranquiçada. Pulso flutuante e fraco.
RESULTADO DO TRATAMENTO DE LIU COM A ACUPUNTURA
Após o primeiro curso de terapia de dez sessões a cada três dias, a fenda palpebral do lado direito, reduziu de 5mm para 3 mm, e Liu já conseguia elevar discretamente a sobrancelha ipisilateral. O desvio da comissura oral para a esquerda reduziu-se, mas ainda havia perda de comida pela boca, e o sorriso já permitia ver mais dentes do lado direito.
Após 42 tratamentos, Liu já fechava o olho direito e o número de dentes no sorriso era igual em ambos os lados. Não havia mais desvio da rima oral, nem perda ou escape de alimento. As rugas na região da testa reapareceram. O tratamento foi encerrado. O acompanhamento após seis meses não apresentou recidiva.
Caso 2 – BI
Bi, sexo feminino, 40 anos. Duas noites atrás, a paciente adormeceu com o rosto voltado em direção a uma janela aberta. Na manhã seguinte, dormência foi sentida sobre a metade direita do rosto, e havia desvio da boca para a esquerda. Alguma salivação se mostrava também presente. Durante a alimentação, comida tendia a ficar coletada na bochecha direita, com escape ocasional através da boca. Visão turva e lacrimejamento no olho direito foram igualmente vivenciados pela paciente.
O exame mostrou desvio da rima oral para esquerda e incapacidade para ocluir devidamente a boca. As pregas cutâneas da testa do lado direito desapareceram. A capacidade de fazer bico com a boca e de assoprar com a bochecha do lado direito ficou comprometida. O sulco nasolabial apagou-se desse lado. O olho direito não podia ser totalmente fechado, com fenda palpebral de 4mm. Pulso flutuante e língua revestida na superfície por saburra fina esbranquiçada.
RESULTADO DO TRATAMENTO DA BI COM ACUPUNTURA
Após o primeiro curso de tratamento houve expressiva redução no lacrimejamento. A oclusão ocular era quase completa quando a paciente deitava, mas não quando estava sentada. Nenhuma mudança foi percebida quanto ao desvio da boca, da comissura bucal. No final do segundo ciclo de dez sessões diárias, algumas pregas cutâneas podiam ser vistas na elevação do supercílio. Houve melhora substancial no desvio da boca e a formação de palavras parecia facilitada. No terceiro ciclo, dia sim, dia não, após sete sessões, o desvio da boca estava resolvido e os dois lados do rosto eram idênticos. O fechamento ocular estava completo e os sulcos nasolabiais mostravam-se simétricos. As pregas da testa na elevação da sobrancelha e a protrusão da bochecha durante o soprar eram iguais em ambos os lados. O tratamento foi encerrado.
Estes episódios estão relatados no livro “Casos Clínicos de Acupuntura na China”.