Você já percebeu: a vida é feita de fases. E segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a mulher tem ciclo lunar, que apresenta mudanças biológicas, psíquicas e energéticas a cada 7 anos; diferente do ciclo solar do homem, com duração de oito anos.
A essência da mulher se origina no yin, é mais receptiva, tem útero e ovários para gerar vida em si. Menstrua e através do sangue alimenta a vida. Líquido nobre que nutre, dá cor, lubrifica, e mantém a saúde.
Compreender a natureza do yin nos faz entender os ciclos do feminino. Yin é o que refresca, é capacidade de ouvir, introspecção e pausa. O que é suave e sutil, quando não visto, se manifesta em ansiedade, angústia e descontrole.
MENOPAUSA É MUDANÇA DE PÓLO ENERGÉTICO
O ciclo da menopausa mostra uma mudança de polo energético, que exige um novo ponto de equilíbrio para a qualidade de vida da mulher. Já se passaram os ciclos da juventude e do auge da fecundação.
O ritmo ativo de cuidar dos filhos, gerar e produzir uma carreira, vivenciar múltiplos papéis sociais, exigências e deveres, deve dar lugar ao propósito de toda a jornada. Chegou a segunda primavera da mulher. É hora de deixar florescer o jardim, que foi cultivado por todo este caminho, perfumar a sua missão espiritual.
Mas esta primavera traz consigo chuvas, aumento de temperatura e de umidade, e as vezes, é marcada pelo El Niño, e, em determinadas regiões, até por secas!
Assim, o corpo começa a dar sinais da mudança energética, em forma de fogachos, insônia, irritabilidade, calor nos cinco palmos: mãos, pés e tórax; melancolia, ansiedade, vertigem, boca seca, falta de memória, ondas de calor, instabilidade de peso, pele seca, disfunção sexual, secura vaginal, dores, edemas, pressão alta… afff, são inúmeros os processos e sintomas, conforme a mulher vivenciou suas fases anteriores, e o quanto tem sido amável e generosa consigo mesma.
O corpo grita! A alma exige. E você precisa mudar a direção do seu foco, de fora para dentro. É possível vivenciar a menopausa com disposição e alegria, com libido e prazer, com bem-estar e saúde, com novos projetos e caminhos!
O tratamento destes sinais e sintomas pela Medicina Tradicional Chinesa é ajudar a mulher a entender a mudança energética e encontrar seu ponto de equilíbrio com a autoconsciência da sua essência.
Isso se faz com diagnóstico preciso das síndromes energéticas e a definição de tratamento para o reequilíbrio bioenergético e somático, psíquico, mental e emocional.
Neste tratamento utilizo as diversas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa em integração com o laser e o ilib, dieta alimentar e fitoterápicos, boas conversas e risadas.