A finalidade dos diferentes recursos da Medicina Chinesa, acupuntura, magnetopuntura, ventosaterapia, auriculopuntura, craniopuntura, laserpuntura, moxabustão, entre outros, é o equilíbrio do Yin e do Yang nos órgãos e vísceras, restaurando suas funcionalidades, promovendo a harmonia do ciclo produtivo, para a preservação da saúde. A estimulação dos pontos de acupuntura, é um tratamento natural, de extrema eficácia, para conectar as redes neurais e restabelecer a comunicação entre os nossos sistemas, em benefício da autocura, mas requer conhecimento e consciência do acupunturista.
A mesma patologia se desenvolve por caminhos diferentes em duas pessoas. Em um indivíduo advém de fatores internos, onde a emoção é o principal gatilho para o desequilíbrio energético. Em outro, a mudança de clima foi o desencadeador, um estímulo externo. Da perspectiva da Medicina Chinesa, o sucesso do tratamento de cada pessoa depende da eficácia do diagnóstico, por isso, se trata o enfermo, e não a enfermidade.
Existem 8 métodos de diagnóstico na MTC, cada um com diferentes possibilidades de tratamento, conforme as especificidades de cada indivíduo. É uma ciência voltada para o Ser, e portanto, exige muito mais do que o conhecimento de pontos a serem estimulados. Entre os segredos da acupuntura estão a excelência no diagnóstico; o estudo do constitucional do paciente; a identificação do desencadeador do processo de adoecimento; e a atenção e intenção do acupunturista na diretriz dos protocolos, para a completa restauração do ciclo produtivo da saúde. Agende uma sessão agora!